Filosofia Oriental e Espiritualismo Prático

Últimos assuntos

Navegação

Parceiros

Fórum grátis

A ESPERANÇA NUNCA MORRE

Compartilhe
    Convidad
    Convidado

A ESPERANÇA NUNCA MORRE

Mensagem  Convidad em Ter Jul 19, 2011 4:03 pm

A ESPERANÇA NUNCA MORRE?!
    Olá, amigos.

Comumente ouvimos a expressão animadora ou calmante: "a esperança nunca morre".

Qual será a razão pela qual o ser humano gosta de se alimentar de ilusões? Se bem analisarmos, veremos q isso se deve aos sofrimentos pelos quais já passaram, e têm receio q se repitam; ou q estão passando, e têm receio q nunca terminem; ou, como já sofreram ou sabem dos sofrimentos q muitos já passaram, têm medo daqueles q no futuro possam ter de enfrentar. Por isso, se recolhem à ilusão de q o amanhã, o mês q vem, ou o próximo ano, será melhor, ilusão que os pode acalentar por certo tempo, mas nada possui de concreto. É assim q afirmam a si mesmos (como numa simples ‘auto-sugestão’ ou ‘auto-hipnotismo’, enganando, portanto a eles mesmos), q “a esperança nunca morre”, se esquecendo de q o q pode morrer é a 'concretização' daquele bem ansiosamente esperado.

Preferimos enfrentar as ilusões e fantasias do q enfrentar a realidade. Preferimos viver de ilusões e nos esquecemos de q, como afirmou o Mestre, é a verdade q liberta. Temos q observar a totalidade da vida, como a vida é com os seres humanos e não humanos, conosco mesmos e com os semelhantes; só assim pode existir possibilidade de abrirmos os olhos e iniciar a busca dquilo q não é ilusão ou simples esperança, mas a Realidade q está por trás das ilusões, das aparencias do mundo.

Tenham todos uma boa tarde.

Convidad
    Convidado

RESPOSTA AO TÓPICO "A ESPERANÇA NUNCA MORRE

Mensagem  Convidad em Qua Jul 20, 2011 3:22 pm

A ESPERANÇA NUNCA MORRE?!

Comentando o texto acima, um amigo escreveu:

“Se não nos apegarmos à esperança, o que nos resta? 'Amanhã vai ser melhor...', 'Amanhã vou conseguir o que tanto preciso'. Se eu não tiver esperança, acho que não vou resistir. Por favor, não me prive da unica coisa que tenho para me apoiar. Que o nosso amanhã seja abençoado e cheio de graça”.

Resposta ao amigo: amigo, ter esperança é como caminhar sobre areias movediças; vc nunca sabe se chegará ao outro lado; pode ser q sim, pode ser q não; daí podem nascer frustrações e sofrimentos, e a esperança se vai. Nós temos como q um vazio no peito, ou na mente, um vazio q queremos preencher a todo custo, mas nunca o conseguimos de forma definitiva; conseguimos aquela vitória, aquele amor, aquele objeto, aquela felicidade q almejávamos, e o vazio é preenchido, mas só por certo tempo; então, voltamos a sentir novamente o vazio e vamos atrás de outra coisa q queremos para nós e, conseguindo-a, novamente o vazio é preenchido, mas, novamente, só por certo tempo e, assim, seguem nossos dias. Esse vazio, q nunca se vai, é a ausencia da verdade em nossa compreensão. Necessitamos, não de esperanças vãs, pequeno lenitivo q nada representa senão ilusões transitórias, mas de algo concreto, definitivo, q preencha esse vazio, não de ilusões, mas de compreensão, de felicidade. Essa é, afinal, a busca incessante de todos os homens, dos mais virtuosos aos mais viciosos; todos seus atos, desejos, planos, pensamentos, estão voltados a essa busca de felicidade duradoura. E ela nunca é encontrada nas ilusões das quais uma é a esperança; ela pode ser encontrada somente ao conhecer a verdade que liberta, como afirmou Jesus: “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”. E essa consecução é tão importante, mais do q tudo, q o mesmo sábio recomendou: “Buscai em primeiro lugar...”; se necessário for, abandonar “pai e mãe”, “deixar q os mortos enterrem seus mortos”, desistir de tudo o mais e “comprar aquele campo onde está o tesouro” da verdade; “que te importa a ti? Segue-me tu”. Só assim, a vida terá significado; só assim, deixaremos de ser “sub-humanos” e a porta da felicidade se abre para nós.
    Um abraço.

Papa-capim
    Papa-capim

Re: A ESPERANÇA NUNCA MORRE

Mensagem  Papa-capim em Qua Jul 20, 2011 4:56 pm

A esperança é uma das maiores fraquezas. E, os fracos, os que cultivam a esperança, são aqueles que não têm fé em Deus, pois esperam "resignados" pela melhora da vida material, quando o objetivo da existência material é cultivar os valores do Espírito.

Portanto, o que temos a esperar se já somos tudo? Se já temos tudo?! De que serve a esperança?

A esperança é um grande vício, cuidado com ela.

Abraços

Conteúdo patrocinado

Re: A ESPERANÇA NUNCA MORRE

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Sex Fev 22, 2019 8:20 pm