Máscaras de Deus

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Filosofia Oriental e Espiritualismo Prático

Últimos assuntos

»  Olá Companheiros !
Habemus Flavius EmptySex Jun 14, 2013 11:34 am por espiritual

» SE VOCÊ MEDITAR..........Continuação e fim.........
Habemus Flavius EmptySáb Jan 05, 2013 8:15 pm por coronel

» SE VOCÊ MEDITAR......Continuação......
Habemus Flavius EmptySáb Jan 05, 2013 8:07 pm por coronel

» SE VOCÊ MEDITAR... continuação.......
Habemus Flavius EmptySáb Jan 05, 2013 8:01 pm por coronel

» SE VOCÊ MEDITAR O MUNDO SERÁ MELHOR
Habemus Flavius EmptySáb Jan 05, 2013 7:53 pm por coronel

» O QUE É O EGO? COMO ELIMINÁ-LO?
Habemus Flavius EmptySex Abr 20, 2012 9:51 pm por Nairan

» Estou aqui para aprender.
Habemus Flavius EmptyQua Abr 11, 2012 7:45 pm por Monstrinho

» Religião: manancial de força ou de fraqueza? O Divino Direito de Ser Protegido
Habemus Flavius EmptyQua Abr 11, 2012 7:31 pm por Monstrinho

» Nisargadatta Maharaj: o que é ego, a ilusão e o Eu - Crítica à Filosofia Idealista
Habemus Flavius EmptyDom Abr 08, 2012 1:12 am por Monstrinho

Navegação

Parceiros

Fórum grátis

2 participantes

    Habemus Flavius

    avatar
    Flavius


    Mensagens : 3
    Data de inscrição : 26/10/2011

    Habemus Flavius Empty Habemus Flavius

    Mensagem  Flavius Qui Out 27, 2011 10:11 am

    Olá a todos os membros do Máscaras de Deus. Foi com certo espanto e prazer que conheci a proposta deste fórum.

    Tomei conhecimento com a indicação deixada por Renato no fórum Crepúsculo dos Pensadores.

    Um abraço a todos.
    Flavius
    Monstrinho
    Monstrinho


    Mensagens : 145
    Data de inscrição : 22/05/2011

    Habemus Flavius Empty Re: Habemus Flavius

    Mensagem  Monstrinho Qui Out 27, 2011 6:23 pm

    Flavius escreveu:Olá a todos os membros do Máscaras de Deus. Foi com certo espanto e prazer que conheci a proposta deste fórum.

    Tomei conhecimento com a indicação deixada por Renato no fórum Crepúsculo dos Pensadores.

    Um abraço a todos.
    Flavius

    Olá Flavius! Suspeitei mesmo que fosse você! rsrs

    Aqui, o Renato é o "Monstrinho", um nick que eu usava em outro fórum sobre religião. E foi ali, que eu aprendi essa nova "Epistemologia", essa nova "lógica", nova maneira de pensar, digamos assim, de refletir sobre o que é a realidade.

    Este fórum estava parado porque, apesar de recentemente criado, alguns membros não estavam entendendo o "espírito da coisa", ao julgarem que aqui poderiam encetar novamente o projeto de concorrência de conhecimentos disto ou daquilo. Em outras palavras, não havia, e não há, interesse em que este fórum cresça em números e/ou cifras, quantidade de membros, posts e tópicos etc, mas sim que, os seus participantes utilizem esse espaço no afã de se buscar a auto-compreensão psicológica de si mesmos.

    Nesse sentido, o fórum parece não ser um local para discussões, mas ele pode sê-lo na medida em que, houver interlocutores contestando essa "nova lógica", que para muitos, pode não ser nova.

    É uma pena que o Crepúsculo dos Pensadores deu uma "enroscada", figurando à conta de um espaço com discussões "esgotadas".

    Tive a idéia de criar este fórum, à conta de um repositório de idéias, textos, vídeos e debates sobre o assunto.

    Para mim a Filosofia Oriental é nova, e os verdadeiros "filósofos" ou pensadores devem estar sempre em busca do novo não é mesmo?

    Existe uma "realidade objetiva", mas fora das nossas mentes. A partir do momento em que a razão interpreta e reinterpreta essa realidade, que está "fora de nós", conferindo-lhe uma lógica e inteligibilidade dentro da lógica interna da própria razão, essa realidade passa a ser subjetiva.

    Todos os ensinamentos da Filosofia Oriental são muito simples de entender, e portanto, o que se demanda é a prática desses ensinamentos.

    Aqui você poderá encontrar, como eu já disse, vídeos, filmes, textos, e debates sobre Filosofia Oriental, sem contudo, deixar-se de lado a Filosofia Ocidental, ou seja, essa que estudamos e aprendemos na escola. Há conexões nesse sentido, entre uma e outra. No Fórum sobre auto-conhecimento há espaço para se debater e estudar esses autores da Filosofia Ocidental, em que, particularmente, encontrei em Nietzsche, essa "ponte", embora Nietzsche não tenha utilizado os autores da Filosofia Oriental como referencial da sua Filosofia, da sua obra...

    E sei também que você poderá contribuir muito aqui. Se não me falha a memória, você tinha criado um tópico de estudos sobre a Bíblia, lá no Crepúsculo dos Pensadores, que na época, eu não tinha condições de participar. Estes estudos também são aceitos por aqui.

    Na época, me lembro do Filipe de Albuquerque debatendo sobre 'O paradoxo da onipotência', e eu, não entendia onde eles queriam chegar. A própria abordagem deste fórum, resolve o Paradoxo da Onipotência, uma vez que Deus não cria nada, mas tudo o que existe não é senão, máscaras de Deus...

    As religiões dualistas estão esgotadas, e a Filosofia Oriental não pode ser vista como mais uma seita, uma confissão, uma doutrina religiosa de salvação, mas ela é algo para contestar tudo o que está aí, tudo aquilo nos foi ensinado como verdades inamovíveis, e como metas para nossa realização pessoal. Aqui mesmo podemos relembrar as palavras de Paulo: "O ser humano é inimigo de Deus", e esse trabalho de pôr em prática os pressupostos da Filosofia oriental consiste, segundo Paulo, em "matar o homem velho", ou "nascer de novo para entrar no 'Reino dos Céus" (Jesus)(Sei que essas citações de Paulo e Jesus soa algo religioso, mas não é!). Aliás, aqui não é exatamente o terreno sobre o qual pululam os religiosos das várias confissões existentes e operantes... Evil or Very Mad Smile


    Seja bem-vindo, e participe!

    Abçs,


    avatar
    Flavius


    Mensagens : 3
    Data de inscrição : 26/10/2011

    Habemus Flavius Empty Re: Habemus Flavius

    Mensagem  Flavius Sex Out 28, 2011 7:18 am

    Monstrinho escreveu:

    Olá Flavius! Suspeitei mesmo que fosse você! rsrs

    As religiões dualistas estão esgotadas, e a Filosofia Oriental não pode ser vista como mais uma seita, uma confissão, uma doutrina religiosa de salvação, mas ela é algo para contestar tudo o que está aí, tudo aquilo nos foi ensinado como verdades inamovíveis, e como metas para nossa realização pessoal. Aqui mesmo podemos relembrar as palavras de Paulo: "O ser humano é inimigo de Deus", e esse trabalho de pôr em prática os pressupostos da Filosofia oriental consiste, segundo Paulo, em "matar o homem velho", ou "nascer de novo para entrar no 'Reino dos Céus" (Jesus)(Sei que essas citações de Paulo e Jesus soa algo religioso, mas não é!). Aliás, aqui não é exatamente o terreno sobre o qual pululam os religiosos das várias confissões existentes e operantes... Evil or Very Mad Smile


    Seja bem-vindo, e participe!

    Abçs,



    Monstrinho, fico bastante contente pela recepção,também pelo entusiasmo. Vc aclara bem a proposta do fórum ao afirmar o esgotamento das religiões dualistas. Religião no termo de Maomé é superação do dualismo. Religião dualista é denominado de seita. Pena que Maomé seja demasiadamente deturpado.

    Monstrinho, eu já me sinto em casa, espero contribuir bastante em nossos colóquios. Abçs.
    Monstrinho
    Monstrinho


    Mensagens : 145
    Data de inscrição : 22/05/2011

    Habemus Flavius Empty Maomé

    Mensagem  Monstrinho Ter Nov 01, 2011 7:26 pm

    Obrigado, Flavius!

    Sinta-se à vontade no tocante a desenvolver e tornar claro o pensamento de Maomé. São bem-vindas idéias e abordagens novas.

    Abçs.


    Conteúdo patrocinado


    Habemus Flavius Empty Re: Habemus Flavius

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui Abr 18, 2024 11:17 pm