Filosofia Oriental e Espiritualismo Prático

Últimos assuntos

Navegação

Parceiros

Fórum grátis

    Aos Espíritas - Os Trabalhadores da Última Hora

    Compartilhe
    avatar
    Monstrinho

    Mensagens : 145
    Data de inscrição : 22/05/2011

    Aos Espíritas - Os Trabalhadores da Última Hora

    Mensagem  Monstrinho em Seg Dez 05, 2011 8:18 pm


    Olá amigos.

    Vamos estudar um pouco do Livro dos Espíritos? Precisamos estudar. Estudar para compreender. Compreender para saber o que realmente estamos fazendo aqui na Terra.
    Compreender para agir, e agir para sair da roda de nascimentos e mortes - isto é só para os que estão desinteressados do mundo material e suas ilusões.

    Vamos então analisar a questão 738-a do Livro dos Espíritos?



    CAPÍTULO VI

    DA LEI DE DESTRUIÇÃO



    Flagelos destruidores



    738. Para conseguir a melhora da Humanidade, não podia Deus empregar outros meios que não os flagelos destruidores?



    “Pode e os emprega todos os dias, pois que deu a cada um os meios de progredir pelo conhecimento do bem e do mal. O homem, porém, não se aproveita desses meios. Necessário, portanto, se torna que seja castigado no seu orgulho e que se lhe faça sentir a sua fraqueza.”



    a) - Mas, nesses flagelos, tanto sucumbe o homem de bem como o perverso. Será justo isso?



    “Durante a vida, o homem tudo refere ao seu corpo; entretanto, de maneira diversa pensa depois da morte . Ora, conforme temos dito, a vida do corpo bem pouca coisa é. Um século no vosso mundo não passa de um relâmpago na eternidade. Logo, nada são os sofrimentos de alguns dias ou de alguns meses, de que tanto vos queixais. Representam um ensino que se vos dá e que vos servirá no futuro. Os Espíritos, que preexistem e sobrevivem a tudo, formam o mundo real (85) .



    Esses os filhos de Deus e o objeto de toda a Sua solicitude. Os corpos são meros disfarces com que eles aparecem no mundo .



    Por ocasião das grandes calamidades que dizimam os homens, o espetáculo é semelhante ao de um exército cujos soldados, durante a guerra, ficassem com seus uniformes estragados, rotos, ou perdidos. O general se preocupa mais com seus soldados do que com os uniformes deles.”







    ANÁLISE/COMENTÁRIO



    Reparem, como a maioria são leitores de orelha do "muito citado, pouco lido e raramente compreendido Livro dos Espíritos".



    Ou será que os espíritas, lêem, lêem, e não compreendem nada?



    Vamos comentar e analisar com calma, cada item dessa importante questão. No primeiro destaque, lemos que, durante a vida, "o homem refere tudo ao seu corpo", ou seja, ACREDITA QUE É O CORPO! Mas depois da morte pensa de maneira diversa (Vide questão 258 e 266 do LE).



    Seguindo... Qual é a única realidade? Resposta: "Os Espíritos, que preexistem e sobrevivem a tudo". Ora, tudo o mais então é ilusão. Acreditar que eu tenho um corpo, que eu sou o corpo, e que estou sendo feliz ou infeliz com este corpo é uma ilusão, pois a única realidade é o Espírito, segundo lemos aí em Allan Kardec.



    E, por fim, a última frase destacada: Deus não está "nem aí" com o Ser Humano. Assim como o general que está preocupado com o soldado, e não com as fardas que estão rasgadas, furadas e sujas, DEUS ESTÁ PREOCUPADO COM OS ESPÍRITOS E NÃO COM O SER HUMANO, ou seja, Deus não está preocupado com o que está acontecendo de bom ou ruim para os Seres Humanos, mas sim, como estes estão enxergando e vivendo aquilo que lhes acontece, se estão vivendo os acontecimentos com equanimidade, ou estão sempre reclamando na hora da dor. Há várias passagens no LE dizendo que os que não suportam as provas com resignação, sucumbem (Cf. Swami Vivekananda, segundo o qual, "O Iogue e praticante da meditação deve suportar tudo em silêncio e resignadamente").



    Cumprem aos Espíritos encarnados suplantarem, vencerem as provas que pediram antes de reencarnar.



    O que está em causa portanto, é o TRIUNFAR da provas, e não essas pequeninas dores, insignificantes, que nós as recriamos e as tornamos superlativas!



    Nessa forma de pensar, vemos que Deus não ouve preces de Seres Humanos, mas apenas a prece do ESPÍRITO, ou seja, aquela prece silenciosa que diz: "Senhor, que seja feita a Tua vontade".



    Supor que o Ser Humano está orando, pedindo bençãos materiais, e que nisso será ouvido, é uma ilusão. O Ego (Ser humano) não ora. O Ego CRIA a idéia de estar rezando.



    Vamos parar por aqui. Esta é apenas mais uma questão de O Livro dos Espíritos dizendo que nós representamos papéis fictícios. Olhem lá ele dizendo: "OS CORPOS SÃO MEROS DISFARCES" , ou seja, os corpos - incluindo a mente e a personalidade - são apenas personagens que os Espíritos representam. Assim, nós, com estória pessoal, com nome, profissão, sexo, gostos, posses, saberes, NÃO SOMOS O ESPÍRITO. Este que tem nome próprio, sexo, profissão, gostos, saberes, amores, e etc, é o PERSONAGEM, é o DISFARCE, é a MENTE, O EGO, A PESSOA, O SER HUMANO, e não o Espírito. A mente não é o Espírito. O eu, com estória pessoal, não é o Espírito. O Espírito somos nós livres de todos esses invólucros citados acima.



    Não podemos nos identificar com os invólucros do Atman, ou seja, o ESPÍRITO (Shankara). Ora, do mesmo modo, os Espíritos estão dizendo a Allan Kardec, que nós não devemos nos identificar com os INVÓLUCROS DO ESPÍRITO, assim como o soldado não se preocupa se a farda está toda furada e imprestável, desde que o corpo permaneceu intacto.



    Se ainda restam dúvidas, continuem estudando O Livro dos Espíritos.



    Para o buscador sincero, sempre há resposta. Não para os que utilizam o Espiritismo e a Doutrina Espírita apenas como VERNIZ SOCIAL, que, em se dizendo espiritualistas, cuidam zelosamente da sua posição social, e dos seus interesses materiais.



    Não se esqueçam, enfim, de que esta é a ÚLTIMA REENCARNAÇÃO, a última oportunidade para os TRABALHADORES DAS ÚLTIMA HORA, E ELA CHEGOU!! Depois disso, os que continuarem a se identificar com o corpo e os demais invólucros do Espírito, serão conduzidos a mundos afins, onde terão a oportunidade de viver intensamente a ilusão de que são o corpo.

      Data/hora atual: Seg Jun 26, 2017 8:04 pm