Máscaras de Deus

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Filosofia Oriental e Espiritualismo Prático

Últimos assuntos

»  Olá Companheiros !
Arte de Frida Kahlo expressa seu sofrimento EmptySex Jun 14, 2013 11:34 am por espiritual

» SE VOCÊ MEDITAR..........Continuação e fim.........
Arte de Frida Kahlo expressa seu sofrimento EmptySáb Jan 05, 2013 8:15 pm por coronel

» SE VOCÊ MEDITAR......Continuação......
Arte de Frida Kahlo expressa seu sofrimento EmptySáb Jan 05, 2013 8:07 pm por coronel

» SE VOCÊ MEDITAR... continuação.......
Arte de Frida Kahlo expressa seu sofrimento EmptySáb Jan 05, 2013 8:01 pm por coronel

» SE VOCÊ MEDITAR O MUNDO SERÁ MELHOR
Arte de Frida Kahlo expressa seu sofrimento EmptySáb Jan 05, 2013 7:53 pm por coronel

» O QUE É O EGO? COMO ELIMINÁ-LO?
Arte de Frida Kahlo expressa seu sofrimento EmptySex Abr 20, 2012 9:51 pm por Nairan

» Estou aqui para aprender.
Arte de Frida Kahlo expressa seu sofrimento EmptyQua Abr 11, 2012 7:45 pm por Monstrinho

» Religião: manancial de força ou de fraqueza? O Divino Direito de Ser Protegido
Arte de Frida Kahlo expressa seu sofrimento EmptyQua Abr 11, 2012 7:31 pm por Monstrinho

» Nisargadatta Maharaj: o que é ego, a ilusão e o Eu - Crítica à Filosofia Idealista
Arte de Frida Kahlo expressa seu sofrimento EmptyDom Abr 08, 2012 1:12 am por Monstrinho

Navegação

Parceiros

Fórum grátis

    Arte de Frida Kahlo expressa seu sofrimento

    avatar
    Convidad
    Convidado


    Arte de Frida Kahlo expressa seu sofrimento Empty Arte de Frida Kahlo expressa seu sofrimento

    Mensagem  Convidad Sex maio 27, 2011 1:08 pm

    "Eu pinto-me porque estou muitas vezes sozinha e porque sou o tema que conheço melhor".

    Esta frase era a frase utilizada por Frida Kahlo para justificar os inúmeros auto-retratos que pintou ao longo da vida.

    Frida é considerada uma das mais grandiosas pintoras mexicanas. Ela pintava para si mesma, numa tentativa de minorar a sua dor.

    Frida teve uma vida marcadas por tragédias que acabaram por traçar o seu caminho e influenciar o modo como via o mundo e tudo aquilo o que a rodeava.

    Aos 6 anos, contraiu poliomielite, que lhe trouxe sequelas que a haviam de acompanhar pela vida fora, tendo ficado coxa devido a problemas na perna direita e no pé esquerdo.

    Aos 18 anos, na altura em que estudava medicina, sofreu um acidente que iria transformar para sempre a sua vida e a sua maneira de ser: o autocarro onde seguia bateu num eléctrico e Frida sofreu graves ferimentos na coluna, costas, pélvis, ombros e pés. Esteve hospitalizada muitos meses e foi nessa altura que começou a pintar, para se distrair e para minimizar a tristeza que sentia. Efectivamente, conseguiu recuperar do grava acidente, mas ao longo da vida teve recaídas constantes e fez inúmeras intervenções cirúrgicas e viveu para sempre cheia de dores.

    Saída do hospital, e posto de lado o sonho de vir a tornar-se médica, decidiu dedicar-se por inteiro à pintura.

    Foi por essa altura que se começou a relacionar com artistas e intelectuais, tendo conhecido Diego Rivera, um famoso pintor muralista, por quem se tomou de amores, e com quem viria a casar, aos 21 anos.

    Diego Rivera instiga-a mesmo a pintar os acontecimentos que ela considere serem os mais importantes na sua existência – começa então a pintar as suas angústias e vivências, a intensidade dos seus sentimentos, os medos, raivas, sonhos e o amor por Diego. Os seus quadros representam assim a sua experiência pessoal, pois pintava as coisas tal como as via e como as sentia.

    O seu estilo era inspirado na arte popular mexicana. Eram pinturas ingénuas, auto-retratos e factos da vida, repletos de cores fortes. Nos seus auto-retratos, pintava-se contrastando a sua figura com vastas paisagens vazias, ou em quartos frios, que representavam a solidão que sentia.

    Foi também ideia de Diego Frida começar a usar roupas tradicionais mexicanas, de modo a criar um visual próprio. Assim, passou a usar vestidos e saias compridas de cores garridas. Esta indumentária aliada às suas unidas e espessas sobrancelhas, eram a sua imagem de marca.

    A impossibilidade de ser mãe, devido ao grave acidente que sofreu, foi o seu maior desgosto. A gravidez e o aborto foram dos temas mais retratados, em telas cheias de revolta e tristeza.
    Com o passar dos anos, a pouca saúde que tinha foi-se deteriorando: colares ortopédicos e cadeiras de rodas passaram a ser seus companheiros constantes. Muitas vezes pintava acamada. Houve mesmo alturas em que entrava em depressão profunda. Porém, jamais deixou de pintar.

    Frida viria a falecer em 1954, vítima de uma embolia pulmonar, após ter contraído uma pneumonia. Há pesquisadores, porém, que acreditam que a causa da sua morte não foi esta, mas sim o envenenamento por alguma das amantes do marido. Outros falam da hipótese de suicídio, uma vez que o diário que sempre a acompanhou termina com a frase “Aguardo alegre a saída e espero não voltar jamais”.

    Saber mais em: http://www.ruadireita.com/arte/info/frida-kahlo-arte-e-sofrimento/#ixzz1NZZsCJlw
    Arte de Frida Kahlo expressa seu sofrimento Frida-kahloArte de Frida Kahlo expressa seu sofrimento Images?q=tbn:ANd9GcRX1LR7Aluv555kpOixNltUQROFqze2pwI57IQFUZsKSidHi8cdS1X7mg0Arte de Frida Kahlo expressa seu sofrimento Images?q=tbn:ANd9GcQZzSSQL60SegholSjzPhLL3XAGhmVgs2uBWh2Gk9hFjpRHqlgYt9tODQsArte de Frida Kahlo expressa seu sofrimento Images?q=tbn:ANd9GcRc8yG0kZQ71ef_Y9knaUjBSBiESO3x8NSNOO89DrWnHudfnNmMwd8jPJsArte de Frida Kahlo expressa seu sofrimento Images?q=tbn:ANd9GcRjCoJtOONlJKpYmGq9R5piDV6AHHLT4JeObVAGlBsSgXBGZ4_rDNA2pUwArte de Frida Kahlo expressa seu sofrimento Images?q=tbn:ANd9GcSaAB17IRubF40ta37M_-XPVZ-EwzuhQkHfWdMRnL7eRqTC7dorgKqeD8rAtA

      Data/hora atual: Sáb Abr 27, 2024 11:23 pm