Máscaras de Deus

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Filosofia Oriental e Espiritualismo Prático

Últimos assuntos

»  Olá Companheiros !
O inferno e o céu  / Apego EmptySex Jun 14, 2013 11:34 am por espiritual

» SE VOCÊ MEDITAR..........Continuação e fim.........
O inferno e o céu  / Apego EmptySáb Jan 05, 2013 8:15 pm por coronel

» SE VOCÊ MEDITAR......Continuação......
O inferno e o céu  / Apego EmptySáb Jan 05, 2013 8:07 pm por coronel

» SE VOCÊ MEDITAR... continuação.......
O inferno e o céu  / Apego EmptySáb Jan 05, 2013 8:01 pm por coronel

» SE VOCÊ MEDITAR O MUNDO SERÁ MELHOR
O inferno e o céu  / Apego EmptySáb Jan 05, 2013 7:53 pm por coronel

» O QUE É O EGO? COMO ELIMINÁ-LO?
O inferno e o céu  / Apego EmptySex Abr 20, 2012 9:51 pm por Nairan

» Estou aqui para aprender.
O inferno e o céu  / Apego EmptyQua Abr 11, 2012 7:45 pm por Monstrinho

» Religião: manancial de força ou de fraqueza? O Divino Direito de Ser Protegido
O inferno e o céu  / Apego EmptyQua Abr 11, 2012 7:31 pm por Monstrinho

» Nisargadatta Maharaj: o que é ego, a ilusão e o Eu - Crítica à Filosofia Idealista
O inferno e o céu  / Apego EmptyDom Abr 08, 2012 1:12 am por Monstrinho

Navegação

Parceiros

Fórum grátis

3 participantes

    O inferno e o céu / Apego

    avatar
    Convidad
    Convidado


    O inferno e o céu  / Apego Empty O inferno e o céu / Apego

    Mensagem  Convidad Sex maio 27, 2011 1:16 pm

    O inferno e o céu

    Atacado na própria honra, o samurai teve um acesso de fúria e, sacando da bainha sua espada, berrou:
    - Eu poderia matar-te por tua impertinência!
    - Isso é o Inferno – respondeu o Mestre
    Espantado por ver a verdade no que o mestre dizia, o samurai embainhou a espada e sorriu, fazendo-lhe uma reverência
    - E isso é o Céu – disse o Mestre.



    Apego


    Um dia morreu o guardião de um mosteiro Zen. Para descobrir quem seria a nova sentinela, o mestre convocou os discípulos e disse:
    - O primeiro que conseguir resolver o problema que eu vou apresentar assumirá o posto.
    Então numa mesa que estava no centro a sala colocou um vaso de porcelana muito raro, com uma rosa amarela de extraordinária beleza. E disse apenas:
    - Aqui está o problema!
    Todos ficaram olhando a cena: o vaso belíssimo, de valor inestimável, com a maravilhosa flor ao centro! O que representaria? O que fazer? Qual o enigma? De repente um dos discípulos saca da espada, olha para o mestre, dirigi-se para o centro da sala e... Zazzz! Com um só golpe destruiu tudo.
    - Você é o novo guardião. Não importa que o problema seja algo lindíssimo. Se for um problema, precisa ser eliminado.


    Mizica
    Mizica


    Mensagens : 9
    Data de inscrição : 23/05/2011
    Localização : Belém - Pará Norte do Brasil

    O inferno e o céu  / Apego Empty De novo o apego...

    Mensagem  Mizica Sex maio 27, 2011 8:26 pm

    Olá!
    Boa noite à todos.

    Sobre apego aprendi uma coisa e é certo; querem ver?
    Então: Apego=Sofrimento
    Não deixa a gente ser oceano, esse tal de apego, faz meu coração bater depressa, acelara a respiração e dói, dói muito...
    Tem coisas que eu nem imaginava que era apego... em outro tópico que a Hebinha escreveu aqui no Fórum o texto diz que se há apego não existe amor. Tanto tempo e eu pensando que estava amando... snif... snif...
    Vou fazer o caminho de volta. Só espero que tenha nesse caminho ao menos uma réstia de luz, não gosto do escuro, fico apreensiva... mas não é por que sou boazinha não, minha terapeuta falou que é por que no escuro eu não posso ver nada e ai não posso controlar nada. Tá vendo? Sou controladora e nem sabia.... afff...

    Bjos
    Mizica
    avatar
    Convidad
    Convidado


    O inferno e o céu  / Apego Empty Re: O inferno e o céu / Apego

    Mensagem  Convidad Sáb maio 28, 2011 8:25 am

    Mizica,

    Calma hehehe!!!!
    Não foi dito que você não ama, apenas tem que se livrar dos apegos, sentimento de posse.
    \pode amar sem possuir
    Um bjo
    Máscaras de Deus
    Máscaras de Deus


    Mensagens : 30
    Data de inscrição : 27/05/2011

    O inferno e o céu  / Apego Empty Pai Joaquim de Aruanda - O Apego a Coisas e Pessoas

    Mensagem  Máscaras de Deus Sáb maio 28, 2011 12:10 pm







    lol!
    Monstrinho
    Monstrinho


    Mensagens : 145
    Data de inscrição : 22/05/2011

    O inferno e o céu  / Apego Empty Ah, o ego! Esse danado

    Mensagem  Monstrinho Sáb maio 28, 2011 1:17 pm

    Olá,

    Bom, parece que estamos de volta ao ego. O Máscaras deveria ter postado esses vídeos do Pai Joaquim lá no tópico do ego, mas tudo bem, vamos debater aqui mesmo.

    O que o vídeo está dizendo é o seguinte, através de exemplos. Você é uma esposa hoje e "ama" o seu marido. Mas ama mesmo?? É o ego ou o Espírito que está amando?? Vamos entender isso claramente. Você e seu amado marido desencarnam, mas sucede que, escolhem reencarnar com papéis (papéis são vividos por personagens né?) diferentes: agora, vc será mãe, e o seu esposo filho, fazendo com que a vida lhe conclame a "amar" de maneira diferente.

    Ora, então você não amava o seu marido, você tinha apego por ele, você tinha necessidade dele, como necessidade de carinho, sexo, atenção, e ele é quem lhe fortalecia para você se sentir segura, confiante e triunfante socialmente. Reparem a fragilidade a que o ser humano está submetido. É como dizia Jesus, "construir a casa no vale, e vir a tempestade e levar tudo, e aí a ruína é grande", porque o ego - que somos nós encarnados - constrói a sua felicidade sobre coisas e situações impermanentes. Então eu não posso acreditar que eu amo a minha mãe e o meu pai que já morreu, porque eles não eram pais e mães, eles eram Espíritos que estavam vivendo os papéis de genitores, enquanto que eu estava vivendo o papel de filho.

    Por que Deus permite que o Espírito se reencarne nessas diferentes modalidades de papéis sociais e provas?? Para ir treinando a sua capacidade de amar incondicionalmente.

    Todavia, quando mais estabecida estiver a nossa certeza de que amamos alguém, mas distantes estamos do amor incondicional. Dizem que o amor é cego. Sim, ele cega, porque o ego na sua ânsia de prestígio (o famoso massagear o ego), cria uma separação entre aquilo que ele diz amar (aquilo que lhe satisfaz seus desejos, prazeres e necessidade de reconhecimento e prestígio social) e o resto, que ele vê como algo que ele "não ama".

    O que é o ego?? Por exemplo, tomemos o nome Amélia Cristina. Esse nome é o nome do ego, da personagem social e não o Espírito. Tudo o que estiver ligado a esse nome, conceitos e atribuições, são ilusões, são criações do ego. Exemplo, as pessoas vão atribuir conceitos ao ego chamado Amélia Cristina, como: ela é branca ou preta? ela é bonita ou feia? ela é gorda ou magra? ela é pobre ou rica? E o Espírito, pode acreditar ou não nessas coisas que o ego dos outros e o seu próprio ego (da Amélia Cristina) diz sobre quem é ela. E, na maioria das vezes, o ego acredita, e é daí, que o sofrimento é gerado.

    É quando você está num lugar, e vê alguém chegando, apontando para você e dando uma risadinha. E o ego está pensando: "olhe lá! estão falando mal de mim! Estão, porque eu vi! E isso é ilusão, porque nada disso está acontecendo. Estão falando, atribuindo conceitos, adjetivos e valores, a um ego, a uma personagem que representa um papel fictício.

    E o Espírito, está aonde? Está no inconsciente, tendo a consciência da sua natureza espiritual e assistindo, sendo a testemunha silenciosa das ações e pensamentos do ego.

    O ego, portanto, nos conta mentiras. E a maioria das pessoas acredita nas mentiras do ego, principalmente quando o ego nos faz o apelo de ceder ao prestígio social e à ânsia de reconhecimento. Cedemos ao ego, porque, como diz Pai Joaquim, o ego nos faz ameaças: "se você não ceder a mim, você ficará pobre e desprezado, você não terá mais nada socialmente", e é daí, que vem o nosso medo.

    Coragem portanto, para vencer o ego. Quem vence o ego são os que estão aptos a "entrar no reino dos céus", ou seja, nesse reino da iluminação interior (samadhi, nirvana - tudo isso é a mesma coisa) em que as coisas do mundo já não fazem o nosso coração bater, e que as posses materiais, morais ou sentimentais, começam aos poucos a se afigurar como fardos pesados e indesejados, dos quais desejamos nos libertar ardentemente.

    Abçs,

    avatar
    Convidad
    Convidado


    O inferno e o céu  / Apego Empty AH, O EGO! ESSE DANADO

    Mensagem  Convidad Sáb maio 28, 2011 5:12 pm

    What a Face

    Bem, vamos ver se dar para clarear um pouquinho o que o Pai Joaquim diz,através do que meu EGO entendeu Shocked Só pra ver se eu estou entendendo.

    Muito legal essa frase, você encarna em diversos papéis para aprender a amar incondicionalmente. Nunca havia pensado assim sobre as encarnações, mas na verdade é isso mesmo. Se o amor não pode possuir e se manifesta de diversas formas em várias encarnações, o Espírito que conviveu ou convive com você na verdade não é o marido, filho, primo, amigo,mãe e pai, nós e que nos apegamos ao personagem, mas de qualquer forma é válido, já que temos que viver as várias formas de amor para aprender a amar, mas sem se apegar. Essa é a prova, de repente temos que amar e passar por cima de sentimos difíceis de vidas anteriores que o EGO arrastou para o mundo Espiritual e não se desvencilhou da posse destes sentimentos.
    Shocked É isso?
    Então perdoar, ofender, magoar, caluniar,criticar, perder ente queridos, perder posses, ou seja cair do cavalo, são instrumentos de prova que Deus coloca no nosso caminho para nos desvencilharmos da idéia de controle absoluto que imaginamos ter nas nossas vidas transitórias e do nosso personalismo.
    A classificação do bom ou ruim é do EGO e não do Espírito.
    Para Buddha o mal se resume em se apegar a dor ou ao prazer. Ambos causam vícios.
    O apego ao prazer invariavelmente te leva a dor, porque dentro do nosso Egoísmo esquecemos que aqui nada é permanente, então não queremos
    perder o que nos dá prazer e quando perdemos, sofremos muito, causando o apego a dor, a vitimização, a posição de coitado, que a vida pra mim é difícil, esse é o meu Karma , devo ter sido horrível na outra encarnação, estou pagando os meus pecados, e mais um bando de coisas que passa pela interpretação da mente humana dentro da sua visão pequena e fragmentada.
    Posso entender a frase de Jesus " Bem Aventurados os que sofrem porque deles será o Reino dos Céus", ao passar por essas provas e compreendendo-as sem apego algum não sucumbimos e crescemos ou nos enxergamos melhor nas diversas circunstâncias apresentadas.
    Acabei, passo a bola para o próximo.





    cheers cheers cheers cheers Basketball Basketball Basketball Basketball Basketball Basketball Basketball Basketball
    avatar
    Convidad
    Convidado


    O inferno e o céu  / Apego Empty Re: O inferno e o céu / Apego

    Mensagem  Convidad Dom maio 29, 2011 7:18 pm

    Basketball ...pegando a bola da vez...

    Proativos E Reativos

    Pessoas re-ativas são aquelas que pensam e atuam dentro de padrões de causa e efeito.
    Pessoas pró-ativas influenciam o meio, garantem harmonia, direcionam boas energias, iluminam tudo e a todos a seu redor. Nunca se sentem vítimas das circunstancias. Escolhem com sabedoria as coisas que podem influir para uma mudança significativa que atenda a muitos.
    Quando um Proativo comete um erro, diz: “Enganei-me“, e aprende a lição.
    Quando um Reativo comete um erro, diz: “A culpa não foi minha“, e responsabiliza terceiros.
    Um Proativo sabe que a adversidade é o melhor dos mestres.
    Um Reativo sente-se vítima perante uma adversidade.
    Um Proativo sabe que o resultado das coisas depende de si.
    Um Reativo acha-seperseguido pelo azar.
    Um Proativo trabalha muito e arranja sempre tempo para si próprio.
    Um Reativo está sempre "muito ocupado" e não tem tempo sequer para os seus.
    Um Proativo enfrenta os desafios um a um.
    Um Reativo contorna os desafios e nem se atreve a enfrentá-los.
    Um Proativo compromete-se, dá a sua palavra e cumpre.
    Um Reativo faz promessas e quando falha só se sabe justificar.
    Um Proativo diz: "Sou bom, mas vou ser melhor ainda".
    Um Reativo diz: "Não sou tão mau assim; há muitos piores que eu".
    Um Proativo ouve , compreende e responde.
    Um Reativo não espera que chegue a sua vez de falar.
    Um Proativo respeita os que sabem mais e procura aprender algo com eles.
    Um Reativo resiste a todos os que sabem mais e apenas se fixa nos seus defeitos.
    Um Proativo sente-se responsável por algo mais que o seu trabalho.
    Um Reativo não se compromete nunca e diz sempre: “Faço o meu trabalho e é quanto basta”.
    Um Proativo diz: “Deve haver uma melhor forma de o fazer. . .”
    Um Reativo diz: “Sempre fizemos assim. Não há outra maneira.”
    Um Proativo é PARTE DA SOLUÇÃO.
    Um Reativo é PARTE DO PROBLEMA.
    Um Proativo consegue "ver a parede na sua totalidade".
    Um Reativo fixa-se "no azulejo que lhe cabe colocar".


    Olá forumeiros!
    Há um tempo recebi este texto, sem autor. Já pesquisei mas sem sucesso; por isso peço permissão para colocar aqui, pois vi nele "um céu e um inferno", caminhando juntos conosco. Se acharem por bem retirá-lo, pela falta da fonte, tudo bem. Se souberem o autor, agradeceria a informação.
    Abraços
    pati
    Em Deus

    PS: Cadê o Coronel??? Question

    cheers
    avatar
    Convidad
    Convidado


    O inferno e o céu  / Apego Empty Re: O inferno e o céu / Apego

    Mensagem  Convidad Dom maio 29, 2011 7:55 pm

    Estamos esperando o Coronel,
    Ele anda por lá no "cito você" e não vem citar a gente aqui.
    mas vamos aguardar, qualquer hora ele se anima.
    Monstrinho
    Monstrinho


    Mensagens : 145
    Data de inscrição : 22/05/2011

    O inferno e o céu  / Apego Empty Re: O inferno e o céu / Apego

    Mensagem  Monstrinho Sáb Jun 04, 2011 7:39 pm

    Hebinha escreveu:Estamos esperando o Coronel,
    Ele anda por lá no "cito você" e não vem citar a gente aqui.
    mas vamos aguardar, qualquer hora ele se anima.

    O Coronel disse que nós "não precisamos ser citados" Very Happy . Bom né?? ou "menos mal" Wink

    Se eu tiver que adotar algum "ismo" para seguir, doravante, esse "ismo" sem sombra de dúvidas, será o Cepticismo. Porque, às vezes me pergunto, se as verdades que temos hoje também não são passageiras, assim como as verdades católicas, espíritas e outras que tínhamos, cultivávamos e divulgávamos (leia-se impúnhamos Very Happy ) outrora.

    Com isso, quero enfatizar aqui os nossos apegos morais e sentimentais. Quando nós estamos, por exemplo, inseridos em um contexto de discussões perenes e eternas, que geram conflitos entre nós e outrem, isto é um apego. Assim como, também, quando estamos disseminando e estudando certo tipo de literatura... Por isso que o Anton costuma dizer sempre: "não acreditem em nada do que eu disse", que é para não criarmos mais apegos, mais verdades...

    Mas, penso eu, o desapego das coisas materiais (ficar polindo o carro no fim de semana, ou limpando cuidadosamente - à conta de um exímio luthier - o nosso instrumento musical), já é o be-a-bá dos verdadeiros desapegos, aqueles relativos à situações pessoais e sociais, ou numa conjuntura familiar ou de negócios, enfim...

    Ficar postando e "citando vc" o tempo todo, sem parar, também pode ser uma forma de apego! Twisted Evil (Isto não é uma crítica pessoal a ninguém, é apenas uma constatação de um apego que eu já tive, e que outros porventura, ainda tenham).

    Mas mandem bala!

    Fico contente que todos tenham apreendido a proposta deste espaço de estudos e discussões.


    Um abraço a todos,



    Conteúdo patrocinado


    O inferno e o céu  / Apego Empty Re: O inferno e o céu / Apego

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Ter maio 07, 2024 9:49 pm