Máscaras de Deus

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Filosofia Oriental e Espiritualismo Prático

Últimos assuntos

»  Olá Companheiros !
Possuir e Despossuir - Pai Joaquim de Aruanda  EmptySex Jun 14, 2013 11:34 am por espiritual

» SE VOCÊ MEDITAR..........Continuação e fim.........
Possuir e Despossuir - Pai Joaquim de Aruanda  EmptySáb Jan 05, 2013 8:15 pm por coronel

» SE VOCÊ MEDITAR......Continuação......
Possuir e Despossuir - Pai Joaquim de Aruanda  EmptySáb Jan 05, 2013 8:07 pm por coronel

» SE VOCÊ MEDITAR... continuação.......
Possuir e Despossuir - Pai Joaquim de Aruanda  EmptySáb Jan 05, 2013 8:01 pm por coronel

» SE VOCÊ MEDITAR O MUNDO SERÁ MELHOR
Possuir e Despossuir - Pai Joaquim de Aruanda  EmptySáb Jan 05, 2013 7:53 pm por coronel

» O QUE É O EGO? COMO ELIMINÁ-LO?
Possuir e Despossuir - Pai Joaquim de Aruanda  EmptySex Abr 20, 2012 9:51 pm por Nairan

» Estou aqui para aprender.
Possuir e Despossuir - Pai Joaquim de Aruanda  EmptyQua Abr 11, 2012 7:45 pm por Monstrinho

» Religião: manancial de força ou de fraqueza? O Divino Direito de Ser Protegido
Possuir e Despossuir - Pai Joaquim de Aruanda  EmptyQua Abr 11, 2012 7:31 pm por Monstrinho

» Nisargadatta Maharaj: o que é ego, a ilusão e o Eu - Crítica à Filosofia Idealista
Possuir e Despossuir - Pai Joaquim de Aruanda  EmptyDom Abr 08, 2012 1:12 am por Monstrinho

Navegação

Parceiros

Fórum grátis

3 participantes

    Possuir e Despossuir - Pai Joaquim de Aruanda

    Máscaras de Deus
    Máscaras de Deus


    Mensagens : 30
    Data de inscrição : 27/05/2011

    Possuir e Despossuir - Pai Joaquim de Aruanda  Empty Possuir e Despossuir - Pai Joaquim de Aruanda

    Mensagem  Máscaras de Deus Sáb maio 28, 2011 2:13 pm

    Olá! farao

    Contiuando, então, para se compreender exatamente a questão do possuir e despossuir, a fim de entendermos melhor a necessidade dos desapegos.











    lol!

    Monstrinho
    Monstrinho


    Mensagens : 145
    Data de inscrição : 22/05/2011

    Possuir e Despossuir - Pai Joaquim de Aruanda  Empty Re: Possuir e Despossuir - Pai Joaquim de Aruanda

    Mensagem  Monstrinho Sáb maio 28, 2011 3:08 pm

    Olá,

    O que eu entendi dos vídeos, é que dentro do possuir, existe a essência do conceito, que é a idéia de uso e usufruto de uma propriedade, e a forma, que são aparências pelas quais nós nos apegamos.

    Isto é interessante, porque, se estamos passeando por uma rua onde têm belas residências, logo vem à mente a idéia de ajuntar dinheiro e trocar a nossa casa por uma mais bonita. Assim é também em relação a carros, roupas, objetos de decoração e de arte, instrumentos musicais, livros e todo o tipo de objetos, que fora do seu valor de usufruto, apenas se constitui enquanto objeto de enlêvo e estima, cuja legitimidade muitas vezes nós conferimos sob o status de estética ou gosto artístico.

    Outro aspecto interessante, é que as nossas posses, fazem parte do nosso carma. Temos sim, a nossa casa para morar, e incrivelmente, não sabemos ainda como e porque pagamos tão pouco por ela, e, curiosamente, também nos perguntamos porque pagamos tão caro por algo e depois o perdemos. É que faz parte do carma. Temos a nossa casa figurando à conta de abrigo, para nos proteger do Sol, da chuva e do vento, para termos a nossa privacidade.

    Até aqui tudo bem né??

    Outra coisa interessante, é Pai Joaquim interpretar os pobres aludidos por Jesus. Os pobres, são os seres humanizados, aqueles que precisam de verdades, de posses materiais, de apegos sentimentais para viver, e que sofrem ao extremo quando não conseguem ter ou manter essas posses. Esses são os pobres aludidos por Jesus.

    Até mais,

    avatar
    Convidad
    Convidado


    Possuir e Despossuir - Pai Joaquim de Aruanda  Empty Re: Possuir e Despossuir - Pai Joaquim de Aruanda

    Mensagem  Convidad Sáb maio 28, 2011 6:50 pm

    O que eu considero o despossuir, vem muito da importância que se dá ao que se tem.
    Por exemplo, você não é importante por ter uma casa grande e bonita, se perder terá uma menor, você é o mesmo, porque você não é a casa que tem, a casa é apenas o que você necessita na vida física. E por que você necessita de uma casa grande e bonita?
    Por que na escolha de sua prova você pediu exatamente para não sucumbir ao egoísmo ou a vaidade e orgulho apesar de ter um objeto de cobiça social.
    Pai Joaquim fala também da necessidade de ajudar, será orgulho ou egoísmo se quiser mostrar que é bonzinho, ora, pra quê?
    Para satisfazer o seu EGO e não ao outro que você está ajudando. Não raro se decepciona e fica com raiva
    Evil or Very Mad. Aí cadê a bondade? Shocked pior ainda, para manter o outro dependente ou submisso a você, se você está ajudando ele não pode se negar a aceitar a ajuda ou se negar a lhe dar retorno, senão você se entristece e assume o papel do injustiçado e o outro do grande ingrato.
    Essas são a verdades que o EGO cria.
    Mizica
    Mizica


    Mensagens : 9
    Data de inscrição : 23/05/2011
    Localização : Belém - Pará Norte do Brasil

    Possuir e Despossuir - Pai Joaquim de Aruanda  Empty Re: Possuir e Despossuir - Pai Joaquim de Aruanda

    Mensagem  Mizica Qui Jun 02, 2011 5:46 pm

    Oi...
    Boa noite.

    Confesso: Ainda não tive tempo para ver todos os vídeos de Pai Joaquim, mas do que vi (praticamente a metade...), já posso dizer alguma coisa. depois continuo vendo e vou falando o que achei, certo?

    Bom, estou gostando do que Pai Joaquim fala nos vídeos, mas não consigo aceitar tudo, assim de cara, entende?
    Exemplo: tenho que citar Hebinha Hehehehe: "O que eu considero o despossuir, vem muito da importância que se dá ao que se tem.
    Por exemplo, você não é importante por ter uma casa grande e bonita, se perder terá uma menor, você é o mesmo, porque você não é a casa que tem, a casa é apenas o que você necessita na vida física. E por que você necessita de uma casa grande e bonita?
    Por que na escolha de sua prova você pediu exatamente para não sucumbir ao egoísmo ou a vaidade e orgulho apesar de ter um objeto de cobiça social. "

    Legal, até ai tudo bem, essa questão do Despossuir passa exatamente por essa importância desmedida que damos a tudo o que temos, a tudo o que possuimos. É o apego, o ter, é o é meu, eu possuo isso, aquilo, possuo ... meu marido, minha casa, meus filhos, meus amigos...

    A outra parte da fala da Hebinha é: " ... da necessidade de ajudar, será orgulho ou egoísmo se quiser mostrar que é bonzinho, ora, pra quê?
    Para satisfazer o seu EGO e não ao outro que você está ajudando. Não raro se decepciona e fica com raiva
    Evil or Very Mad. Aí cadê a bondade? Shocked pior ainda, para manter o outro dependente ou submisso a você, se você está ajudando ele não pode se negar a aceitar a ajuda ou se negar a lhe dar retorno, senão você se entristece e assume o papel do injustiçado e o outro do grande ingrato.
    Essas são a verdades que o EGO cria."


    Tá bom, são as verdades que o Ego cria, mas eu nunca pensei em ajudar alguém e pensar que mais adiante eu posso me dar bem por que ajudei, ou querer que todo mundo pense que sou boazinha... a menos que tudo isso dai ocorra no meu inconsciente.
    Não sou boazinha absolutamente, mas se venho andando pela rua, por exemplo, e uma pessoa escorrega e cai cheia de pacotes, imediatamente corro para ajudar a levantar, perguntar se esta tudo bem... Para mim, agir assim é natural, é o que uma pessoa deve fazer num caso assim... Esse modo de ver essa questão de ajudar e manter o outro dependente por que se esta ajudando, as vezes me passa pela cabeça assim: se ajudamos um filho, por exemplo, em tudo na vida de uma forma a criar dependência dele por nós, de fato não é ajudar, é prejudicar, é deixar aquela pessoa sem iniciativa na vida, dependente sempre de vc, de um modo quase doentio. Assim, não é legal... devemos ensinar como pescar o peixe, e não pescar, limpar e dar o peixe já todo preparado para nosso filho só ter o trabalho de abrir a boca e comer. Foi o que vi meus pais, principalmente minha mãe fazer a vida toda ... isso atrapalhou muitos de nós, a gente sente medo de tudo, principalmente do que é novo... mas com meus pais não foi feito a mesma coisa? Consigo compreendê-los hoje, e sei que não faziam isso por serem essencialmente maus. Não sei se estou errada, equivocada, ou sei lá... é como entendi.

    Abços
    Mizica
    avatar
    Convidad
    Convidado


    Possuir e Despossuir - Pai Joaquim de Aruanda  Empty Re: Possuir e Despossuir - Pai Joaquim de Aruanda

    Mensagem  Convidad Sex Jun 03, 2011 7:31 am

    Mizica minha amiga,
    Esse assunto é muito delicado e muito amplo.
    Não se pode apontar o dedo a ninguém dizendo você é hipócrita, na verdade está fazendo caridade por orgulho próprio.
    Não é assim, mas apenas mostrei um lado que existe, quem já frequentou Centro Social vê este comportamento orgulhoso de alguns dirigentes nitidamente.
    Não só aì, mas no convivio familiar também.

    Não se coloque com exemplo, estamos estudando o comportamento humano em geral e você sabe que isso acontece, não é novidade.
    Fique em paz


    Última edição por Hebinha em Sex Jun 03, 2011 5:39 pm, editado 1 vez(es)
    Mizica
    Mizica


    Mensagens : 9
    Data de inscrição : 23/05/2011
    Localização : Belém - Pará Norte do Brasil

    Possuir e Despossuir - Pai Joaquim de Aruanda  Empty Re: Possuir e Despossuir - Pai Joaquim de Aruanda

    Mensagem  Mizica Sex Jun 03, 2011 10:24 am

    Tudo bem, Hebe.

    Tenho que me policiar, as opiniões não devem ir para o lado pessoal, é isso? O ajudar, tem dois lados, o que ajuda sem nenhum interesse e o outro que ajuda e isso já implica posse do outro, é invasivo, e se acha o supra sumo da bondade. Tem muito mais por trás disso, não é?

    Abços
    mizica

    Conteúdo patrocinado


    Possuir e Despossuir - Pai Joaquim de Aruanda  Empty Re: Possuir e Despossuir - Pai Joaquim de Aruanda

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui maio 02, 2024 3:14 am