Máscaras de Deus

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Filosofia Oriental e Espiritualismo Prático

Últimos assuntos

»  Olá Companheiros !
Quem somos nós? Filme-documentário sobre Física Quântica e Espiritualismo  EmptySex Jun 14, 2013 11:34 am por espiritual

» SE VOCÊ MEDITAR..........Continuação e fim.........
Quem somos nós? Filme-documentário sobre Física Quântica e Espiritualismo  EmptySáb Jan 05, 2013 8:15 pm por coronel

» SE VOCÊ MEDITAR......Continuação......
Quem somos nós? Filme-documentário sobre Física Quântica e Espiritualismo  EmptySáb Jan 05, 2013 8:07 pm por coronel

» SE VOCÊ MEDITAR... continuação.......
Quem somos nós? Filme-documentário sobre Física Quântica e Espiritualismo  EmptySáb Jan 05, 2013 8:01 pm por coronel

» SE VOCÊ MEDITAR O MUNDO SERÁ MELHOR
Quem somos nós? Filme-documentário sobre Física Quântica e Espiritualismo  EmptySáb Jan 05, 2013 7:53 pm por coronel

» O QUE É O EGO? COMO ELIMINÁ-LO?
Quem somos nós? Filme-documentário sobre Física Quântica e Espiritualismo  EmptySex Abr 20, 2012 9:51 pm por Nairan

» Estou aqui para aprender.
Quem somos nós? Filme-documentário sobre Física Quântica e Espiritualismo  EmptyQua Abr 11, 2012 7:45 pm por Monstrinho

» Religião: manancial de força ou de fraqueza? O Divino Direito de Ser Protegido
Quem somos nós? Filme-documentário sobre Física Quântica e Espiritualismo  EmptyQua Abr 11, 2012 7:31 pm por Monstrinho

» Nisargadatta Maharaj: o que é ego, a ilusão e o Eu - Crítica à Filosofia Idealista
Quem somos nós? Filme-documentário sobre Física Quântica e Espiritualismo  EmptyDom Abr 08, 2012 1:12 am por Monstrinho

Navegação

Parceiros

Fórum grátis

2 participantes

    Quem somos nós? Filme-documentário sobre Física Quântica e Espiritualismo

    Papa-capim
    Papa-capim


    Mensagens : 16
    Data de inscrição : 27/05/2011

    Quem somos nós? Filme-documentário sobre Física Quântica e Espiritualismo  Empty Quem somos nós? Filme-documentário sobre Física Quântica e Espiritualismo

    Mensagem  Papa-capim Sáb Jun 04, 2011 11:29 pm

























    Monstrinho
    Monstrinho


    Mensagens : 145
    Data de inscrição : 22/05/2011

    Quem somos nós? Filme-documentário sobre Física Quântica e Espiritualismo  Empty Re: Quem somos nós? Filme-documentário sobre Física Quântica e Espiritualismo

    Mensagem  Monstrinho Dom Jun 05, 2011 4:50 pm

    Olá!! Very Happy

    Pegando uma carona nesses vídeos postados pelo Papa-capim, lembrei-me de uns vídeos que assisti, do Mooji, e, até postei um comentário sobre os vídeos. Vou colocar alguns vídeos do Mooji e na seqüência o meu comentário, que fiz tempos atrás lá no blog Máscaras de Deus http://mascarasdedeus.blogspot.com/2011/05/questao-dos-apegos-ego-e-identidade.html#more







    Entaõ, esses são alguns vídeos do Mooji que eu assisti, e abaixo vai o meu comentário.

    Após assistir rapidamente alguns vídeos do Mooji, que me parece ser de alguma forma, seguidor da Filosofia do Nisargadatta, o que vemos é que, nós sofremos sempre pelos apegos que temos, e isto, mesmo quando estamos brigando com alguém. Estamos exigindo ATENÇÃO, quando brigamos, quando arrumamos um problema. O ego sempre precisa de um problema (Osho)! Very Happy

    E isto acontece entre familiares, parentes e amigos, porque, para nos projetarmos socialmente, precisamos ter alguém por trás, que é para fazer o nosso marketing; para cuidar de todos os pormenores enquanto "trabalhamos duramente" para "sermos alguém" não é mesmo??

    E o que é esse "ser alguém" - obviamente que é o contrário de "zé-ninguém" - senão a criação de um ego que seja aceito e aplaudido socialmente?

    Pois que, quando nossa esposa nos desonra, ou nossos filhos ou pais se negam a aceitar o nosso valor, ou mesmo questionam ou desprezam esse valor, surge uma raiva muito grande não é mesmo? Essa raiva surge porque, essas pessoas que julgamos amar, mas que pelas quais só temos apego, se negam a dar esse apoio, com o qual nos tornamos pessoas importantes e reconhecidas socialmente.

    É mais ou menos isso que eu entendi no vídeo do Mooji sobre o apego.

    Nós, normalmente, não enxergamos a realidade como um todo porque nossos sentidos sempre selecionam as partes da realidade que nos são agradáveis, que nos interessam pessoalmente. Assim, notamos os nossos amigos ou a garota pela qual estamos apaixonados na rua, mas pode acontecer - e isto não é raro - que, diante de tais pessoas, possamos mesmo esbarrar em algum conhecido e nem notá-lo!! (Que dizer então dos "desconhecidos"?!?! Shocked ).

    Uma câmera filmadora vê mais do que os olhos humanos, não só pela sua tecnologia, que, à conta dos telescópios são como extensões dos olhos, mas principalmente porque ela não faz julgamentos ou objeções (Conforme vemos num dos vídeos que o Papa-capim postou).

    Quando julgamos ou objetamos, sempre vemos aquilo que queremos ver; aquilo que satisfaz o nosso ego e o nosso desejo de prazer, e assim, o TODO nos escapa; a realidade nos escapa, e só vemos aquilo que é aparente e, portanto, ilusório, já que vemos o que está condicionado, vemos apenas o que já esperamos ver.

    Ego é ausência de auto-conhecimento: quando não sabemos quem somos ou o que somos, nos apegamos a qualquer "modelo", a quaquer "juízo" que façam de nós, e terminamos por aceitar aquilo que os outros pensam de nós, como sendo nós mesmos. É assim que é construído o ego. E a identidade, passa ser uma identidade conferida a partir da alteridade.

    Esse é talvez, o nosso maior desafio: desfazer essa auto-imagem que não é senão uma imagem idêntica à imagem do espelho, espelho esse que é a alteridade, o outro, a partir do qual temos alguma idéia do que nós somos, isso até realmente se dar o auto-conhecimento.

    Enquanto a identidade corresponder à imagem no espelho da alteridade, jamais poderemos espelhar Deus, que é o nosso EU, cujo espelho d'água, está turvado por esse falso reflexo do outro, que nos dá o ego, e nos impede portanto, de ver a nós mesmos como realmente somos, o que (e não quem) somos!

    E aí, o que acham?? Será que entendi o Mooji ou viajei na maionese? Rolling Eyes

    Abçs,

    avatar
    Convidad
    Convidado


    Quem somos nós? Filme-documentário sobre Física Quântica e Espiritualismo  Empty Re: Quem somos nós? Filme-documentário sobre Física Quântica e Espiritualismo

    Mensagem  Convidad Dom Jun 05, 2011 5:35 pm

    Não, não viajou.
    Eu postei semelhante há um dia atrás respondendo ao Goedert.
    Penso que a compreensão é esta mesmo.
    Já que compreendemos basta agora a auto-observação. Shocked
    Monstrinho
    Monstrinho


    Mensagens : 145
    Data de inscrição : 22/05/2011

    Quem somos nós? Filme-documentário sobre Física Quântica e Espiritualismo  Empty Re: Quem somos nós? Filme-documentário sobre Física Quântica e Espiritualismo

    Mensagem  Monstrinho Dom Jun 05, 2011 5:51 pm

    Hebinha escreveu:Não, não viajou.
    Eu postei semelhante há um dia atrás respondendo ao Goedert.
    Penso que a compreensão é esta mesmo.
    Já que compreendemos basta agora a auto-observação. Shocked

    É isso que eu acho interessante na Filosofia Oriental: há uma como, unanimidade quanto aos conhecimentos que levam a uma mesma prática, enquanto a Filosofia Ocidental, hodiernamente, se perdeu num mar de raciocínios retóricos, eloqüentes, com diversas teorias divergindo entre si, criando escolas de pensamento díspares e contrárias, numa guerra intelectual infinda...

    O Mooji me pareceu bastante simpático e simplista nas suas elucidações. "Fui com a cara dele" hehehee Very Happy

    Estou dizendo isso, porque, outrora e alhures - vocês sabem onde - eu tinha muitos insights sobre essas coisas todas que estudamos, e, atualmente esses insights me são mais raros, motivo pelo qual considero importante ficarmos estudando constantemente este assunto, ainda que pareça um "chover no molhado", mas vocês sabem que não é.

    Agradeço a participação de todos, principalmente da Hebe, que está contribuindo solidamente para que este, se torne um espaço sério de estudos e práticas espiritualistas, com o objetivo único de proporcionar elementos para a nossa própria transformação, ou aquilo que já é conhecido por nós como REFORMA ÍNTIMA.

    Abçs,

    avatar
    Convidad
    Convidado


    Quem somos nós? Filme-documentário sobre Física Quântica e Espiritualismo  Empty Re: Quem somos nós? Filme-documentário sobre Física Quântica e Espiritualismo

    Mensagem  Convidad Seg Jun 06, 2011 7:41 pm

    Smile Não precisa agradecer, a ajuda é mútua, estamos todos na mesma busca.
    Esse estudo começou a um ano se não me engano e é importante continuar.
    Essas idas e vindas que você tem considero normais, às vezes temos insights outras vezes nos acomodamos um pouco, ou vem o medo, muito medo Shocked de largar as crenças anteriores, mas enfim, o importante é ter a compreensão, mesmo que não se tenha a vivência plena, o caminho está aberto.
    Pelo menos a auto-observação se faz presente, sentimos quando escorregamos, ou quando em determinado momento nos cegamos não querendo ver.
    O Coronel hoje me mandou um e-mail interessante sobre a noite escura da alma, corroba com os ensinamentos passados por Deepak Chopra no seu livro " O efeito sombra", vale a pena ler para ver como se processa este auto-conhecimento. Na verdade são três autores que abordam três aspectos da vida, esse é o trailer do filme sobre o livro. Estou sem tempo de digitar trechos interessantes do livro mas em breve farei.


    Conteúdo patrocinado


    Quem somos nós? Filme-documentário sobre Física Quântica e Espiritualismo  Empty Re: Quem somos nós? Filme-documentário sobre Física Quântica e Espiritualismo

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Seg Mar 18, 2024 10:20 pm