Filosofia Oriental e Espiritualismo Prático

Últimos assuntos

Navegação

Parceiros

Fórum grátis

    Sobre os Objetivos Deste Fórum

    Compartilhe

    Admin
    Admin

    Mensagens : 30
    Data de inscrição : 22/05/2011

    Sobre os Objetivos Deste Fórum

    Mensagem  Admin em Qui Ago 04, 2011 9:55 pm

    Olá,

    Penso haver chegado o momento de, uma vez se consolidado em parte o perfil desta comunidade virtual, esclarecer os objetivos deste fórum. Quais os seus objetivos? A que tipo de público ele interessa? Qual é o tema central? E etc.

    No início, houve uma conjectura se se poderia abordar o Espiritualismo em todas as suas correntes e vertentes, como Cabala, Hermetismo, Astrologia, Teosofia, Fraternidade Branca, e alguns "ismos" que poderiam estar presentes como Hinduísmo, Bramanismo, Budismo, Zen-budismo e etc.

    No entanto, seria como fornecer um quadro abrangente do assunto - "Filosofia Oriental e Espiritualismo" - sem no entanto delimitar-se uma proposta concisa em termos de objetivos.

    Desse modo, ainda no processo de estruturação do mesmo, o fórum no início tinha alguns fóruns e sub-fóruns voltados a algumas dessas questões, que, no entanto, foram suprimidos, a fim de demilitar-se bem os objetivos e propostas.

    Foram portanto, suprimidos e/ou não publicados, fóruns e sub-fóruns em que se pudessem fornecer quadros ensejando oportunidades de conhecimento sobre essas várias correntes da Filosofia oriental - que por vezes se mesclam com o misticismo, o espiritualismo e mesmo com a História da Ciência - (e em relação a esta última a coisa ficaria mais complicada ainda) - para deixar somente os temas estritamente voltados à questão prática da Filosofia Oriental, como a prática Advaita-Vedanta e o Zen, que não são exatamentes teorias, mas práticas.


    Sobre o Título do fórum

    O título foi "inventado", porque, excepcionalmente encontramos essa denominação. O que encontramos é Misticismo Oriental, e, apesar de o objetivo aqui ser contra a institucionalização dessas práticas espiritualistas no âmbito acadêmico ou do ponto de vista da "Filosofia oficial", o termo "Filosofia Oriental", pretende que essa vertente esteja ao acesso de todos indistintamente, e que ela figura como uma epistemologia dentro do quadro ou perspectiva da Teoria do Conhecimento. Estamos com isso tentando institucionalizar a Filosofia Oriental?

    Não sei. Sei que ela, a Filosofia Oriental, com suas correntes de cunho prático ou voltadas para a exploração e conhecimento da vida interior ou auto-conhecimento, não têm nada de místico em suas práticas (porque essa palavra soa "sobrenatural", "fantasioso", "maravilhos" fora do usualmente conhecido em termos de conhecimento).

    Cabe aos membros do fórum contribuírem no sentido desta divulgação, da divulgação da Filosofia Oriental.

    Há a possibilidade de se abrir um espaço maior aqui para a Doutrina Espírita, com base essencialmente em O Livro dos Espíritos. O que os amigos acham?

    Aqui no Fórum, a Doutrina Espírita figura como o Espiritualismo Científico, na medida em que veio trazer a comprovação experimental, através de vários estudiosos do passado, e particularmente com a mediunidade de Chico Xavier, da existência dos Espíritos.

    Não haveria espaço aqui para discorrer de o porquê de um grupo de Espíritos terem preferido se manifestar - através da Doutrina Espírita - no ocidente. Certamente que se tivessem se manifestado no Oriente, teria ou "chovido no molhado" ou talvez ter entrado em conflito com doutrinas reencarnacionistas como o bramanismo ou o hinduísmo, que se baseiam no Panteísmo (Tudo são manifestações ou máscaras de Deus), ao passo que a Doutrina Espírita aparece como uma doutrina dualista, talvez dirigida à mentalidade dualista do ocidente.

    Este fórum pretende pois, que as doutrinas e filosofias do oriente, de cunho prático, sejam difundidas, não à conta de um 'ressurgimento' das mesmas sob um enfoque teórico, metafísico e filosófico, mas sob o enfoque da prática, da necessidade que todos temos de compreender a vida futura, e vivê-la no aqui e agora.

    Por que dou "tamanha" ênfase à Doutrina Espírita? É a partir dela que temos os casos corroboradores da razão pela qual, a Roda do Samsara continua ativa e operante. É a partir das comunicações mediúnicas que vemos a maioria dos Espíritos inconscientes da sua verdadeira natureza.

    Assim, cabe à nós, não tanto divulgar, mas que nós mesmos, que todos possamos encontrar neste local virtual, um local para se pensar constantemente em nós mesmos, no aperfeiçoamento da compreensão psicológica de cada um.

    Sugiro, nesse sentido, que se procurem postar no quadro "Espiritualismo Prático" vossas práticas espiritualistas, e também as vossas impressões sobre o impacto dessas práticas em suas vidas.

    Este fórum não tem como objetivo criar novas formas de eloqüência e retórica, e nem se opor às religiões e tradições espiritualistas, religiosas e místicas já estabelecidas. Não tem, como objetivo, fomentar debates de ordem filosófica a fim de contrapor escolas filosóficas, religiosas e místicas umas às outras.

    O objetivo é tão somente trazer à tona, as práticas espiritualistas, para que possamos ter constantemente em visão a sua necessidade para o processo de se desiludir e se desapegar das idéias mundanas.

    Decerto que a "palavra mata, o Espírito é que vivifica", mas feliz ou infelizmente precisamos da palavra, da linguagem para nos comunicar, e é por isso que este fórum se utiliza de linguagem e palavras, seja em versos ou em prosa.

    Bom, é isso. São bem-vindos sugestões e comentários. E, aos participantes o meu muito obrigado, porque tudo isso foir criado para nós mesmos, uma vez que só mudamos o mundo a partir da nossa mudança interior.

    Abçs,




      Data/hora atual: Ter Dez 12, 2017 10:49 am